Nos dias 8 e 9 de junho, o auditório do Centro de Criatividade irá abrigar as atividades do ‘Seminário Estadual para a Autossustentabilidade Cineclubista – Circuito em Construção’. Durante os dois dias do evento, serão realizadas palestras, oficinas e grupos de trabalho com o objetivo de discutir vários temas ligados ao cineclubismo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio local de realização do seminário ou através do e-mail cc@casacurtase.org.br.

O evento é a edição estadual do ‘Circuito Nacional’, que aconteceu em julho de 2008 no Rio de Janeiro. O objetivo do seminário é promover o desenvolvimento do cineclubismo em Sergipe, mostrando à sociedade a importância da atividade para a formação e enriquecimento cultural da população, valorizando o audiovisual como instrumento educacional e crítico.

O seminário também abre espaço para o debate sobre o compromisso de desenvolver um ambiente para que agentes de produção, distribuição e, sobretudo, de exibição audiovisual estejam inseridos na lógica da Economia da Cultura, através do estímulo a criação e fortalecimento de pontos de exibição autossustentáveis.

Programação

A etapa estadual do seminário será aberta às 19h desta segunda-feira, 8, com o debate sobre ‘Leis de Incentivo e Autossustentabilidade’. Na manhã da terça-feira, 9, acontecerá outro debate, desta vez com o tema ‘Direitos Autorais, Programação e Distribuição de Conteúdos’. O evento chega ao fim com a discussão sobre ‘Formação de Redes Locais e Constituição de Federações Estaduais’, marcada para as 15h da terça-feira.

Participarão dos debates representantes do programa ‘Cine + Cultura’, do Ministério da Cultura (MinC), da Associação Cultural ‘Tela Brasilis’, do Rio de Janeiro, e cineclubistas e gestores de projetos de exibição audiovisual de Sergipe, além de produtores, realizadores, difusores, distribuidores, associações de classe do cinema e também agentes da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe.

Realização

O evento é realizado nacionalmente pela Associação Cultural ‘Tela Brasilis’, do Rio de Janeiro, com o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e patrocínio do Governo Federal. Em Sergipe, o seminário tem a co-realização da Casa Curta-SE, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a Funcaju, o Sesc/SE, a ABD/SE, a Aperipê TV e o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.


0 Responses to “Seminário vai discutir autossustentabilidade dos cineclubes”

  1. No Comments

Leave a Reply







Secretaria da Cidadania Cultural
       Ministério da Cultura.

 

Rua Teixeira de Freitas, 175, Bairro Salgado Filho

Aracaju-SE CEP: 49020-530 Tel.: (79) 3302-7092 / 3041-8563