O projeto Figuras em Trânsito iniciou suas atividades em maio de 2005, após ser aprovado entre os pontos de cultura do programa Cultura Viva/Governo Federal para o estado de Sergipe. Este programa federal visa financiar ações comunitárias que estimulem o desenvolvimento cultural da região, diminuindo a exclusão social através da disseminação de conhecimentos (formação) e produção artística.

Sob estes princípios gerais fundamenta-se o trabalho da Casa Curta-SE com o projeto Figuras em Trânsito. A maior ação consiste em promover o curso de Iniciação ao Audiovisual, que conta com um grupo de 30 estudantes – 20 universitários e 10 do ensino médio – todos da rede pública de ensino.

Esses jovens estão tendo acesso ao mundo audiovisual, estudando disciplinas como História do Cinema e da Arte, Roteiro, Animação, entre outras, seja com seus professores regulares ou com convidados pela Casa Curta-SE, a exemplo dos cineastas premiadíssimos Torquato Joel e Tetê Matos, do cartunista Alan Sieber, criador da Tosco Graphics, e da professora Maria Dora Mourão. 

O Figuras em Trânsito tem bastante teoria, mas não foge à prática. Com o primeiro Encontro Regional dos Pontos de Cultura realizado em Aracaju, os alunos puderam produzir pequenos vídeos e ter contato com a equipe do Programa Cultura Digital/MinC, que defende as bandeiras do Software Livre e das licenças Creative Commons, nomes até então pouco conhecidos entre o pessoal do projeto.

ASSISTA AOS VIDEOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO FIGURAS EM TRÂNSITO DURANTE ENCONTRO REGIONAL DE PONTOS DE CULTURA EM ARACAJU.

Dezesseis dos 30 alunos do curso de Iniciação foram admitidos pela Casa Curta-SE como agentes Cultura Viva, uma ação também do programa federal que chegou aos pontos de cultura. Eles foram selecionados através de requisitos, dentre os quais a comprovação de baixa renda familiar.Este trabalho permite aos jovens ajudar suas famílias e sonhar com um futuro promissor, já que recebem bolsas de R$ 150 mensais para estudar audiovisual, um mercado extremamente amplo de trabalho.

Como um projeto de difusão de obras audiovisuais, o Figuras em Trânsito pretende estimular o contato da população escolar da cidade com obras audiovisuais brasileiras e culturais. Contato este que se perdeu ao longo das últimas duas décadas, devido ao sucateamento da produção cinematográfica brasileira e ao encolhimento do parque exibidor (que eliminou os cinemas de bairro e inflacionou o preço dos ingressos).

Os integrantes do projeto também têm acesso à videoteca da Casa Curta-SE, onde eles têm contato com filmes e vídeos que de outra forma não teriam conhecimento, numa ação que visa estimular a atividade cineclubista. O Figuras também tornou-se responsável pela mostra anual de cinema francês que a Casa Curta-SE faz em parceria com a Cinemateca Francesa, a Embaixada da França (RJ), o Ministério das Relações Exteriores da França e o MovieCom do Shopping Riomar.

Conheça mais sobre o Figuras em Trânsito acompanhando nossas notícias e saiba mais também sobre os programas Cultura Viva e Cultura Digital acessando os banners que estão no rodapé de nosso blog.




Secretaria da Cidadania Cultural
       Ministério da Cultura.

 

Rua Teixeira de Freitas, 175, Bairro Salgado Filho

Aracaju-SE CEP: 49020-530 Tel.: (79) 3302-7092 / 3041-8563